Calculadora de IMC (Ìndice de Massa Corpórea)

Peso:
 

Altura (ex: 1,65)
 


Publicidade:

calculadora de IMC
Os cuidados com a saúde atingem diversos níveis no dia a dia do ser humano. Emagrecer é um destes cuidados, e também o objetivo de muitas pessoas em todo o planeta. Mas o que muita gente não sabe, é que existe um índice científico que expressa um padrão corporal para qualquer tipo de pessoa.
O que é IMC?
O Índice de Massa Corporal, mais conhecido como IMC, é utilizado como o padrão mundial, implementado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1997, para que se possa avaliar os riscos apresentados pelo peso em excesso ou insuficiente para a saúde de uma pessoa.
Este padrão é conhecido através de um calculo matemático, que foi inventado pelo belga Adolphe Quetelet. Fora do Brasil, o IMC é conhecido por BMI (Body Mass Index), mas tem as mesmas caraterísticas, por isso se você ver estas siglas em algum lugar estrangeiro saiba que se trata do IMC.
Quando foi criado, o IMC, ou BMI, era utilizado apenas para adultos entre os 18 e os 65 anos de idade. Crianças, mulheres grávidas, atletas e idosos não eram incluídos na contagem. Mas isso mudou, e agora o IMC pode ser utilizado para todos os seres humanos, mesmo que, como os atletas possuem grande massa muscular acima da média, o peso dos músculos não permite com que o calculo do IMC seja realizado de maneira correta, e o resultado dos atletas acaba ficando distorcido. Para as crianças, o cálculo utiliza uma tabela diferente baseada em sua altura e peso.
O que o IMC mostra?
Este índice permite posicionar a condição física da pessoa avaliada em uma escala de cinco padrões pré-definidos:
• A subnutrição
• A magreza
• O índice normal
• O excesso de peso
• A obesidade (dividida em três diferentes graus de nivelação)
Como fazer o cálculo e quais dados são necessários
Para que se realize o cálculo do Índice de Massa Corporal são necessários saber o tamanho e o peso da pessoa analisada, além de idade e sexo.
Calcule o seu IMC
Para saber qual a sua massa corporal, informe os seguintes dados:
Altura
Peso
Idade
Sexo
Confira um exemplo:
Altura: 1,60 metro = 160
Peso: 55 quilos
Idade: 22 anos
Sexo: Feminino
O IMC desta pessoa fica entre 18,5 e 25, o que garante um resultado considerado normal. Isso significa que não existem riscos para a saúde.
Para se descobrir o peso ideal, ele é calculado a partir da altura, idade e sexo da pessoa. O IMC mostra o peso na qual a pessoa se sentira mais disposta fisicamente, que proporcione menos chance de doenças ligadas ao peso.
Divide-se o peso, em quilogramas, pela altura, em metros, elevada ao quadrado. Com este resultado, é possível saber onde você se encaixa no padrão do IMC, além de ter a certeza de que precisa engordar ou emagrecer para atingir seu peso ideal, de acordo com sua idade, sexo e altura. O índice indica a melhor situação onde você deve se encontrar para garantir com que não tenha problemas de saúde que possam ocorrer, como a obesidade ou a anorexia.




Pin It on Pinterest

Compartilhe