Para ter uma saúde adequada tudo passa pelo seu peso. Milhões de pessoas de diversas partes do mundo possuem dificuldades de encarar a balança e atingir uma marca considerada saudável. O IMC possibilita calcular essas condições de acordo com a altura de cada pessoa.

Desse modo, aqui você vai aprender a atingir a marca ideal a fim de melhorar sua qualidade de vida.

O que é IMC – Índice de Massa Corporal?

O Índice de Massa Corporal (IMC) serve para verificar o peso de uma pessoa conforme a sua altura. Assim, identificando se está dentro do adequado conforme o porte físico.

Publicidade

A variação dos índices indicados não é pequena, mas é interessante não estar a cima e nem abaixo do indicado, a fim de não prejudicar a saúde.

Quem não está dentro do IMC indicado poderá sofrer com algumas doenças, como AVC e infarto. Isso, principalmente aos indivíduos que estão acima do recomendado.

Tabela de Índice de Massa Corpórea para Mulheres - IMC Massa pela Altura
  • facebook
  • twitter
  • Pinterest
  • linkedin
  • googleplus

O IMC pode ser calculado por qualquer pessoa. No entanto, geralmente também é medido por profissionais da saúde. Assim como médicos ou nutricionistas.

Como calcular o IMC?

Na internet existem diversas calculadoras que ajudam a identificar o Índice de Massa Corporal. Mas você também pode fazer por conta própria, basta utilizar a fórmula matemática indicada, que é peso ÷ altura x altura.

Os resultados são indicados em kg/m² e existe também uma tabela com sete categorias de IMC.

  1. Muito abaixo do peso: 16 a 16,9 kg/m², podendo gerar infertilidade, queda de cabelo ou falta de menstruarão.
  2. Abaixo do peso: 17 a 18,4 kg/m², podendo causar stress e cansaço.
  3. Peso normal: 18,5 a 24,9 kg/m², assim a pessoa tem baixa chance de problemas cardíacos ou vasculares.
  4. Acima do peso: 25 a 29,9 kg/m², causando possivelmente fadiga e varizes, devido à má circulação.
  5. Obesidade grau 1: 30 a 34,9 kg/m², pode causar diabetes ou infarto.
  6. Obesidade grau 2: 35 a 40 kg/m², o que pode levar a apneia do sono ou falta de ar.
  7. Obesidade grau 3: Maior que 40 kg/m², causando dificuldades de locomoção, diabetes, infarto e AVC.

Cálculo do Seu IMC - Índice de Massa Corporal

Porque é importante seguir o IMC?

Conforme as sete categorias de peso indicadas pelo IMC, quanto mais distante você estiver do peso ideal, mais consequências vão existir à sua saúde

Índice de Massa Corporal
  • facebook
  • twitter
  • Pinterest
  • linkedin
  • googleplus

Até é interessante ter algumas gorduras no corpo, a fim de que a pessoa consiga se recuperar com maior facilidade quando for atingida por uma doença,

O excesso de gordura costuma se localizar no fígado, dentro das artérias e também na cintura. Ela dificulta a circulação do sangue, podendo levar a pessoa a ter problemas cardíacos.

Dessa forma, é interessante se guiar pelos números do IMC, que foram desenvolvidos após diversas analises para melhorar a saúde de todas as pessoas.

Como ter peso ideal?

As pessoas que não estão dentro da faixa de peso recomendado, conforme sua altura, devem tomar algumas medidas a fim de que consigam atingir os índices indicados.

Pare para pensar: “Quem come demais e é sedentário certamente vai engordar”, portanto, o básico é alterar a alimentação, aliado a prática de exercícios físicos.

Por outro lado, as pessoas que estão abaixo da condição indicada devem reforçar a alimentação, a fim de que consigam ganhar peso. Mas atenção, é preciso engordar de forma controlada e saudável, consumindo alimentos ricos em nutrientes e que também possam defender o seu organismo de doenças.

Dicas aos gordinhos

Tabela de Índice de Massa Corpórea para Homens - IMC Massa pela Altura
  • facebook
  • twitter
  • Pinterest
  • linkedin
  • googleplus

Quem está acima do peso indicado pelo IMC pode tomar algumas providencias. Se estiver com grau de obesidade 3, a situação é complicada e em alguns casos só a cirurgia pode ajudar.
Como atingir o IMC - Índice de Massa Corporal ideal
  • facebook
  • twitter
  • Pinterest
  • linkedin
  • googleplus

Aos outros, o primeiro passo é reduzir a alimentação, a fim de que a mobilidade comece a melhorar.

Contratar uma nutricionista também é indicado, já que os profissionais desta categoria podem montar um cardápio forte, mas com poucas calorias ao seu dia a dia.

O segundo passo é fazer atividades físicas, então comece aos poucos, onde as atividades domesticas são interessantes, como varrer a casa ou lavar a roupa na mão.

Recomendação: Conheça mais de 48 exercícios funcionais para fazer em casa!

Dicas aos magrinhos

Quem está a baixo do peso precisa reforçar a alimentação, mas evitando comidas ricas em gorduras, já que isso pode causar problemas piores do que ficar abaixo do IMC.

Procure engordar aos poucos, a fim de que o seu corpo consiga se adaptar a essas mudanças. Siga dietas balanceadas e obtenha resultados rapidamente.

Não se engane, ao engordar também é preciso fazer exercícios físicos. Aumente o consumo de líquidos, pois assim, o organismo se manterá hidratado.

Passe a comer em horários fixos, como café da manhã, almoço e jantar, evitando quebras deste tipo em sua rotina. Também não deixe de fora os vegetais.

Como atingir o IMC – Índice de Massa Corporal ideal?
Avalie!

Pin It on Pinterest